Iza Conceição Leó do Prado

Iza Conceição Leó do Prado

11/06/1967

-

27/03/2023

No primeiro dia de jardim de infância em Aracaju, SE, Iza Conceição Leó do Prado foi levada até a escola pela mãe — que estava com coração apertado e vontade de chorar. A filha, sem rodeios, disse: “Minha mãe, tá fazendo o quê? Vá!”

Essa personalidade forte, prática e independente acompanhou Iza pela vida toda, tanto em seus estudos, quanto em sua carreira, a que se dedicou de corpo e alma. 

Filha de um médico e de uma professora, quando criança, Iza gostava de brincar que estava atendendo pessoas. Conversava com os coleguinhas e fazia anotações. Sempre preferia brincar de médico do que de boneca. A área da saúde realmente era o seu destino. 

Iza nasceu maior do que o irmão, mas costumava dizer para a mãe que achava que só tinha crescido mesmo dentro da barriga dela. Depois, tinha parado. Enquanto o irmão mais novo chegou a 1.80cm, ela parou em 1.49cm. A mãe a consolava, dizendo: “As melhores essências estão nos menores frascos.” Por ser pequena (e também por ser a segunda Iza da família — mesmo nome da mãe), ganhou o apelido de Izinha. 

Mesmo adulta, Izinha comprava seus sapatos em lojas infantis, únicos locais onde encontrava seu número, 33. Os “pezinhos de bailarina” a levaram à dança, que começou com cinco anos de idade. Fez ballet clássico até os 20, e, anos mais tarde, dança moderna, quando chegou a se apresentar grávida do seu primeiro filho. Após uma passagem pela Espanha, onde fez uma especialização, também se encantou pela dança flamenca e cigana. 

Izinha foi mãe de dois e deu a eles todo o amor que havia recebido. Também foi muito próxima das sobrinhas e chegou a amamentar uma delas, que tinha alguns meses de diferença de um de seus meninos (a chamava de "sofilha"). Para as sobrinhas, a comida da titia era a melhor do mundo. Para Izinha, o melhor do mundo era cozinhar e receber as pessoas queridas em sua casa — que não era muito grande, mas era muito aconchegante.

Na casa dela, havia uma plaquinha que dizia: “Fale sem ofender.” E Izinha seguia isso como lema de vida. Focava-se apenas em falas positivas. Se não tivesse nada bom para falar, silenciava. E conduzia as conversas difíceis, necessárias no trabalho e na família, com cuidado e carinho.

Esse jeito de lidar com as pessoas tinha tudo a ver com sua formação: assistente social. Iza fez especialização em gestão de serviços de saúde, gestão de clínica e gestão de emergência, e ocupou importantes cargos ao longo de sua carreira, como Diretora Operacional da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e Coordenadora do Núcleo Interno de Regulação do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Defensora do SUS, chegou a ser Superintendente do Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro. 

Iza era uma agregadora. Reunia grupos de pessoas por onde passava, fosse em encontros artísticos, de trabalho ou de igreja. “Ela era baixinha, mas era a comandante,” diz o pai. 

Conhecida pela gentileza, tratava a faxineira do hospital do mesmo jeito que tratava o diretor. Para as festas de fim de ano, esforçava-se para conseguir brindes para que todos os funcionários fossem presenteados. 

Dizem que as pessoas esquecem de tudo: o que você fazia, o que você vestia… mas elas nunca se esquecem da forma como você as fazia se sentir. De Izinha, sem dúvida, essa é a principal lembrança que fica.

 

Texto: Valquíria Vita, Legado Histórias de Vida 

Gostaria de eternizar a história do seu ente querido que faleceu? Entre em contato com a Legado: 54 997114447

Comentários

ALBA MENZES

Muito bonito o texto e verdadeiro. Bjs

03/06/2023

Maria Luiza Caldas

Quanta falta você minha filha de coração e da dança está nos fazendo.

03/06/2023

Regina Peres

Tivemos momentos lindíssimos de muita agregar na casinha de boneca dela como costumávamos falar. Texto belo retratando exatamente o que vivemos e sentimos ao lado desta baixinha comandante do afagar, do amar, do bem querer!! Podia sempre contar com sua energia quando chegava em Aracaju. Saudades demais! Amo demais para sempre e sempre! 

03/06/2023

Silvinha leó

Tudo tem seu tempo debaixo dos céus E agora ela é estrelinda. Brilha Brilha Izinha

03/06/2023

José Aluísio

Izinha, Uma pessoa iluminada e de bom coração. Agradeço a Deus pelo privilégio de conhecê-la.

03/06/2023

Rosalgina Liborio

Sua marca principal era o sorriso largo estampado no rosto! Isso eu notava em todas as vezes que nos encontrávamos. Arguta, inteligente, sorridente, herdou tudo de bom de seus pais ! Brilhe no céu Izinha

03/06/2023

Lucineide Ferreira Lima Aragão

Iziinha com seu jeitinho amável deixou apenas boas recordações. e muita saudade..O céu ganhou mais um espírito de luz.

03/06/2023

Dilma Barretto

Falar de Izinha? Muito simples, olhar meigo, sorriso largo e encantador, meiguice no falar

03/06/2023

Teresa Wiltshire

Nos conhecemos nesse mesmo Jardim de infância. Depois fomos ao Dinâmico. Nos separamos no científico e a tecnologia da internet nos trouxe de volta aos antigos amigos. Fazíamos vários encontros, quase que bimensais. Na casa dela, na minha… nos falavamos todos os dias, nem que fosse para um bom dia coletivo. Nossos grupos de WhatsApp não é o mesmo desde da sua partida. Sentimos demais amaya falta.

03/06/2023

Hortencia Felizola

Izinha era um ser iluminado, su sorriso e meiguisse encantava a tds. Fizemos retiro na adolecência no Convento de São Cristóvão, Depois perdemos contato e voltamos a nos encontrar no Grupo Dinâmico . Tivemos belos encontros e ela estará sempre presente no meu coração.

03/06/2023

VALMIR OLIVEIRA ALVES

Vou ser repetitivo, Iza era uma pessoa meiga, amável, carismática, amiga. Ela sempre tinha uma palavra de conforto, de esperança, de fé.

04/06/2023

Angélica Felizola

Izinha era única em tudo que fazia. Tive a felicidade, de tê-la encontrando poucos dias da sua internação, estávamos caminhando na treze de julho, Nos abraçamos e trocamos algumas informações pessoais. Nos despedimos com um amoroso abraço, e em minha memória, fica aquele sorriso largo tão expressivo e cheio de amor. Izinha será eterna, na vida de todos que tiveram o previlegio de conhecê-la.

04/06/2023

Jersia Lobão Molina

Era minha filha de coração e D. Iza sem ciúmes, agora nos braços do Senhor Jesus Cristo nosso eterno Salvador. Minha família te ama.

04/06/2023

Marcia Rejane Brito

Conheci D. iza no Zé Franco, e confesso que em todos os meus questionamentos trabalhistas em todos foram atendidos de forma responsável e com muito amor; Passamos a trocar mensagens e descobrimos que Legião Urbana era nossa banda favorita é que o Flamengo nosso time de coração, sem que o Flamengo ia jogar ela é eu trocávamos figurinhas, é pra mim foi muito bom e fácil aprender a amá-la. Nos vimos uma semana antes de sua internação,,recebi mensagem dela pedindo pra eu orar por ela, e com tristeza ela teve que partir desse plano; Que ela descanse em paz, e que seus filhos sigam seus conselhos e seu legado de amor e dignidade por onde passou.

04/06/2023

VERA MARIA DE ARAGÃO

Izinha Anjinha, pequenina, mas de um coração imenso. Em 2016 vivi um momento difícil com meu Pai . Ele teve AVC e precisou ser internado no João Alves e Anjinha estava ali para nos acolher e cuidar. Que menina doce. Falando em doce . Doce acolhimento também na sua casa qdo reunia amigos, família. Era lindo de se ver. Cada detalhe feito com muito amor. Amor ela tinha de sobra em especial por seus pais , irmão e filhos. Menina inesquecível. Saudades minha querida, mas tenho a certeza que vc está no céu . Anjo é anjo. Xêro

04/06/2023

Gregorio

Izinha sempre cativou a todos pela sua simplicidade, atenção e estar sempre preocupada em servir ao próximo. Somos gratos a Deus e aos amigos Prado e Iza por ter-nos dado a oportunidade de conviver com ela.

04/06/2023

Antonio Fagundes

Nossa pequena era gigante. Agora, fica uma saudade imensa. Ela é luz!

04/06/2023

Genailde

Conheci Izinha na Cassi, sempre me tratou muito bem e muito solicita qdo precisava. Tivemos momentos maravilhosos no réveillon de 2023, o qual jamais esquecerei !!! Tenho certeza que ela está brilhando no céu!! A saudade será eterna!!!

04/06/2023

André Hugo (pecheleco)

Que história e legado fantástico!

04/06/2023

Ilka Veloso Passos

Izinha, Saudade! Só boas lembranças! Te amo mulher!

04/06/2023

Clara.angelicarodrigues

Izinha,,prima querida, iluminada,agregadora e a e a competência em pessoa em tudo que se prontificou a fazer,,minha eterna saudade,e gratidão pelo breve tempo que convivi,com você amada prima.

04/06/2023

Milton Oliveira

Conhecia IZINHA desde a época em q foi Supervisora da Cassi/SE, anos atrás. Também foi funcionária do Banco do Brasil, Sempre solícita e resolutiva nas questões pertinentes aos associados do plano. A pequena notável nos deixa um legado que jamais será esquecido. Descanse em paz, IZINHA!!!

05/06/2023

José Augusto Prado

Como está sendo difícil ou impossível viver sem sua presença. Minhs filha, papai e mamãe estão vivendo um tempo tumultuado, pedindo a Deus força, saúde e consolação para cuidar das 2 pérolas que você nos deixou, João Augusto e Davi. Cremos que Deus o criador lhe recebeu para uma nova missão aí no Céu, com os carinhos dee sua madrinha N S da Conceição.

05/06/2023